- Área: 650 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:James Florio
-
Fabricantes: Bosch
Descrição enviada pela equipe de projeto. Unidade, completude, infinito: o círculo tem um significado particular na cultura antiga e moderna, simbolizando aquilo que não tem começo nem fim. É eterno.
Enfatizando a energia circular e o vínculo entre arte e arquitetura, essa residência privada de 650,32 m² para a artista de Boulder, Rebecca DiDomenico, oferece a North Boulder um novo marco icônico.
Este projeto inspirado na Terra usa 100% de recursos renováveis para energia, demonstrando o potencial de um ambiente construído livre do uso de combustíveis fósseis. Quatro poços geotérmicos verticais foram instalados para transferir a energia da Terra para o sistema de aquecimento e resfriamento da edificação. A cobertura da garagem com painéis solares gera energia para a iluminação em LED no interior do edifício e para eletricidade. Para testar a eficiência energética da estrutura, utilizou-se o sistema Home Energy Rating System (HERS), classificando-a em 74% e excedendo os requisitos da legislação em três vezes.
A estrutura foi construída usando 200 toneladas de terra compactada, um composto de barro e pigmentos regionais, comprimida em paredes grossas de 76 cm. Isso adiciona uma significativa massa térmica ao edifício, ideal para regular a temperatura. Suportando a carga estrutural, estas paredes densas resultam num espaço livre de obstruções, ideal para um ambiente interno simplificado e para exibição de obras de arte.
Detalhes naturais dão acabamento ao espaço. Os pisos foram trabalhados até o ponto de atingir seu polimento natural e as rochas pretas empilhadas compõem as paredes do banheiro. O cedro espanhol, assim como o piso de um vagão de trem reciclado, misturam os tons de terra do edifício com as paredes brancas.
A criatividade foi encorajada em todo o processo. Trabalhando junto com o cliente numa colaboração criativa e abrindo um espaço para as ideias inovadoras e conceituais ocorrerem, todas elas tiveram espaço ilimitado para se expandir. O escritório Tres Birds Workshop levou-as em consideração, enquanto buscava o resultado desejado pelo cliente com o orçamento disponível e as restrições físicas.
Buscando uma sensação de completude, o projeto da estrutura de dois edifícios é baseado em padrões circulares. As extremidades dos edifícios foram criadas usando paredes de concreto inclinadas, que foram moldadas no local. Janelas cortadas em círculos perfeitos criam portais para o exterior e permitem a penetração de luz no espaço interno.
Swoon é um projeto que homenageia a beleza da natureza tanto no uso de energia quanto na estética, provando que o design sustentável pode resultar em um espaço ao mesmo tempo elegante e confortável.